Artistas de Biguaçu realizam transmissões ao vivo com recursos da Lei Aldir Blanc

Publicado em 31/03/2021 às 16:32 - Atualizado em 01/04/2021 às 07:29

Circuito de Lives -Lei Aldir Blanc

A Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secetul), divulga o calendário de transmissões ao vivo de artistas do município, beneficiados pela Lei Federal de Emergência Cultural nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc. Nos dias 2, 4, 5 e 9 de abril, quatro artistas de Biguaçu farão apresentações gratuitas à população pela internet, no YouTube, Facebook e Instagram. São eles: Jam Pascoal, Marcelo Ricardo, Lincoln Thiego e Anderson Ertal.

Com as atividades do setor de eventos suspensas, a comunidade artística sentiu os efeitos econômicos dessa paralisação. Para amenizar os impactos negativos do Coronavírus para os profissionais e negócios do ramo cultural, foi criada a Lei Federal nº 14.017/2020, que recebeu o nome de Lei Aldir Blanc em homenagem a um dos maiores compositores da música brasileira, que faleceu em maio do ano passado, vítima de COVID-19.  Com essa lei, a União fez repasse financeiro a estados e municípios para aplicá-lo em renda emergencial para profissionais de arte e cultura e também para gestão de espaços culturais.

Confira como assistir as “lives” pela internet e mais detalhes sobre as apresentações e perfis dos artistas:

JAM PASCOAL

Data: 2 de abril (sexta-feira)

Canal de transmissão: https://instagram.com/jam.pascoal_?igshid=1x5p01rgknkoo

Título da “live”: Tudo vai ficar bem

Narrativa: Músicas gospel

Repertório: Grande é o Senhor

Todavia me alegrarei

Morada em mim (autoral)

Me ajude a melhorar

Algo novo

Enche-me

Rendido estou

Consagração

Até que o senhor venha

Saiba mais sobre o artista: Jamilson Pascoal (Jam Pascoal), 32 anos, nasceu na cidade de Taperoá (BA). Conheceu a música aos 9 anos de idade, quando ingressou em uma orquestra filarmônica onde começou a tocar trompete. Passados alguns anos, estudou e se especializou em técnicas do canto, já morando em Santa Catarina, na cidade de Biguaçu, onde reside há 10 anos. Lançou recentemente algumas músicas: Bem mais, Papo entre 2, Teu fogo e Morada em mim.

MARCELO RICARDO

Data: 4 de abril (domingo)

Canal de transmissão: www.facebook.com/universitariosecrentes/

Título da “live”: Um novo canto

Narrativa: Músicas gospel (autorais e covers)

Saiba mais sobre o artista:  Ministro de louvor na Igreja Chamas da Liberdade, localizada em Biguaçu. Tem um repertório bem eclético, em que toca reggae, rap e pop music.

LINCOLN THIEGO

Data: 5 de abril (segunda-feira)

Canal de transmissão: https://www.youtube.com/channel/UCds4EHUQVK71-2V8F7RXVJA

Título da “live”: Você falou Harmonia Funcional?

A Harmonia Funcional é uma vertente teórica voltada para a formação de músicos profissionais e amadores que, desde os últimos anos do século XIX, foi internacionalmente disseminada. Atualmente está presente em variados ambientes de ensino e aprendizagem musical e, com isso, seu corpo conceitual se propaga através de um amplo e diversificado volume de materiais instrucionais. Essa “live” pretende apresentar de maneira introdutória seus fundamentos e suas possibilidades, contribuindo, assim, para um ampliamento de horizontes na prática musical do artista que lança mão dessa ferramenta.

Saiba mais sobre o artista: Linconl possui graduação em música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Durante a graduação, foi monitor de teoria, harmonia e percepção musical no departamento de música (DMU). Em 2016, por meio do Programa de Mobilidade Estudantil (PROME Internacional), estudou na Università di Bologna (Itália) as disciplinas de “Teoria Musicale” (em nível de graduação) e “Teorie e Tecniche della composizione musicale” (em nível de mestrado). Foi bolsista de iniciação científica com orientação do professor Dr. Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas. Atua como pianista, compositor, arranjador e regente de coral e orquestra.

ANDERSON ERTAL

Data: 9 de abril (sexta-feira)

Canal de transmissão: https://youtube.com/user/TheAndersonErtal

Título da “live”: Workshop Os Segredos da Guitarra

A “live” tem o objetivo de trazer ao público espectador uma demonstração prática e objetiva sobre os aspectos técnicos da guitarra, mais especificamente voltado ao pop e rock.

Saiba mais sobre o artista: Guitarrista, compositor e professor de guitarra, natural de Chapecó (SC), Anderson Ertal teve o primeiro contato com a guitarra aos 15 anos de idade, por influências de bandas como Guns N’Roses, Aerosmith, Bon Jovi e Skid Row. Aos 16 anos já se apresentava com as primeiras bandas e nessa mesma época já iniciava os primeiros trabalhos como professor. Ao longo de toda a trajetória musical, Anderson já gravou discos, realizou inúmeras participações em gravações e muitos shows pelo Brasil.

Confira o cronograma completo nos anexos.